Bem estar e Home Office

mulher-trabalhando-online
Nova Feabri

Com o isolamento social causado pela Covid19, inúmeras empresas migraram para o trabalho home office em 2020 e essa mudança tem a tendência de não ser apenas pontual, pois pesquisas mostram que ela veio para ficar. Segundo um estudo feito pela FGV (Fundação Getúlio Vargas), 30% dessas empresas vão manter o teletrabalho no Brasil mesmo fora da pandemia. 

Esse “novo normal” jeito de trabalhar, além de todos os benefícios que geram para a empresa e seus colaboradores, também podem  acarretar em alguns malefícios para o bem estar físico e mental do trabalhador. De acordo com a Fundação, há uma associação entre sintomas físicos das pessoas em trabalho remoto (como dor no corpo, fadiga e cefaléia) e estados de humor e vitalidade mais baixos.

Por isso vamos pontuar algumas situações e dar dicas sobre como se cuidar e se organizar num trabalho home office, afinal organização é muito importante em casos como este em que a nossa casa se torna o nosso escritório também. 

Organização

Apesar do sonho que possa parecer trabalhar de casa, essa prática nem sempre é saudável para a saúde mental. Por mais benefícios que o home office traz, como não enfrentar trânsito diariamente ou não precisar pegar transporte público todos os dias, o teletrabalho pode acabar por acarretar uma confusão e desorganização na vida pessoal, afinal, por estar em casa, ele pode tomar uma parte maior do dia do que normalmente tomaria num escritório. 

É muito comum que trabalhadores em home office misturem vida pessoal e profissional, pois o espaço é o mesmo. Por isso é de suma importância, se possível, ter um lugar na casa reservado apenas para o trabalho, além de uma rotina com horários destinados a trabalho e atividades pessoais, como uma leitura de um livro, uma atividade física ou até mesmo um passeio com o animal de estimação. 

Essa organização de espaço e tempo ajuda a manter um equilíbrio entre o trabalho e a vida pessoal quando os dois acontecem no mesmo lugar. 

 

Alimentação

Mesmo mantendo uma rotina de exercícios, é inevitável ficarmos mais sedentários quando estamos de home office, sendo assim ter uma alimentação saudável se torna ainda mais importante para nos mantermos bem com nós mesmos e preservamos nossa imunidade. 

Além disso, a alimentação também vira parte da rotina a ser mantida como forma de organização. Por isso, tente fazer horários para as refeições, afinal essa é uma maneira de tirar um tempo para si durante a loucura que pode ser trabalhar o dia todo dentro de casa. 

Tome sol 

O sol é responsável por cerca de 90% da aquisição da vitamina D que o corpo precisa para se manter saudável, por isso reserve sempre um momento da manhã para aproveitar a luz solar. Segundo médicos, é ideal pegar sol no mínimo três vezes por semana, em média durante 15 a 20 minutos, sempre antes das 10 horas da manhã.