CNH – Renovação em São Paulo por canais digitais

Desde o ano passado, com o início da pandemia, a tecnologia tem ajudado e sido necessária em várias situações, muitas instituições e órgãos públicos passaram a fazer uso de canais digitais para realizar atividades que antes eram feitas presencialmente. No estado de São Paulo, os cidadãos passaram a renovar a CNH de forma online, por meio das plataformas digitais do Poupatempo, que chegou a realizar mais de 1,5 milhão de atendimentos on-line em 2020.

Atualmente, mais de 80% dos serviços oferecidos pelo Poupatempo Digital, em São Paulo, são feitos de maneira remota, como o licenciamento de veículos, consulta de IPVA, carteira de trabalho, seguro-desemprego, acesso à carteira de vacinação contra a Covid-19, entre outras. Existem opções realizadas presencialmente que são feitas mediante agendamento obrigatório, como serviços de RG (primeira via e renovação com alteração de dados) e mudança nas características do veículo, por exemplo. 

No Estado de São Paulo, diferentemente do restante do país, que estão com  os prazos de validade das CNHs prorrogados por período indeterminado, os moradores têm a opção da renovação simplificada, feita pelo canal on-line. 

CNH – Renovação Simplificada

A Renovação Simplificada funciona da seguinte maneira: pelo portal ou aplicativo do Poupatempo Digital, o motorista agenda e realiza o exame médico na clínica credenciada indicada pelo próprio sistema é fácil e prático.

Assim que o motorista for aprovado nos exames e pagar a taxa de emissão, ele receberá um e-mail do Detran com todas as orientações para ter acesso a sua CNH Digital, que tem a mesma validade do documento físico. Caso o cidadão não receba o e-mail, ele poderá encontrar sua CNH através do site do Poupatempo. Porém, caso a pessoa prefira, ela também tem a opção de receber o documento em casa, emitido pelos Correios, no endereço de cadastro do motorista junto ao Detran SP.



Deixe uma resposta