Como escolher um Seguro Residencial
O primeiro passo para escolher um Seguro Residencial é conhecer suas necessidades, afinal, este produto oferece diversas coberturas e possibilidades de personalização. Para cada necessidade há uma combinação entre as coberturas básicas e adicionais.
Ao contratar um seguro residencial, as coberturas conhecidas como básicas já estão presentes na apólice, como incêndio, queda de raio que danifique diretamente os bens segurados, explosão e implosão de qualquer natureza e origem. Já as coberturas adicionais, quando combinadas às básicas, tornam o seguro único e mais adequado às necessidades de cada caso.
Para exemplificar, vamos citar algumas situações:
1. Se você mora numa região com alta incidência de furtos e roubos, é possível contratar, junto à cobertura básica, a adicional de Roubo/Furto qualificado;
2. Para quem possui animais de estimação, é interessante avaliar a contratação do seguro de Responsabilidade Civil Familiar.
Além de avaliar as necessidades, optar por uma seguradora com experiência e credibilidade no mercado é um fator de extrema importância. Também é muito importante ler e entender a sua apólice de seguro, só assim você saberá exatamente o que está sendo contratado. Fique atento aos dados contidos na apólice: dados cadastrais, dados do risco, relação das coberturas contratadas, valor das I.S (importâncias seguradas), franquias e/ou participação obrigatória do segurado, condições de pagamento e data de vigência.
Procure também um corretor de confiança, afinal contratos de seguros costumam ser bastante complexos e pode ser que você tenha alguma dificuldade na hora de contratar seu seguro residencial. Uma boa corretora vai te ajudar a adequar a contratação do seguro da sua casa de acordo com suas principais necessidades. Portanto, certifique-se de que os profissionais envolvidos são credenciados pela Superintendência de Seguros Privados (Susep).
Se ainda ficou alguma dúvida, fale com nossos especialistas!