Você sabe a diferença entre o Seguro Fiança e as outras garantias de locações?
Para alugar um imóvel, inúmeros detalhes devem ser resolvidos e um deles é apresentar uma garantia para ser utilizada em caso de inadimplência, ou seja, caso o locatário deixe de pagar o aluguel por alguma razão. Para este caso, existem algumas opções que podem ser apresentadas como forma de garantia, como um fiador. Porém, esta opção de garantia vem sendo cada vez menos cogitada, pois implica no comprometimento de um terceiro no caso de o inquilino não pagar o aluguel.
Felizmente, existe outra alternativa para esta situação, o Seguro Fiança, que surgiu para substituir o papel do fiador, além de trazer inúmeros benefícios e coberturas adicionais, como pintura, danos ao imóvel e garantia de pagamento de taxas de água e luz. Sendo assim, não é segredo que ter um Seguro é mais vantajoso do que depender de um terceiro.
Como Funciona o Seguro Fiança?
O Seguro Fiança para locação de imóveis protege tanto os inquilinos, proprietários quanto imobiliárias, podendo ser contratado por pessoas físicas ou jurídicas e para imóveis comerciais ou residenciais. Existe mais de um tipo de plano dentro dessa modalidade, uma delas é o plano Essencial da Porto Seguro – o custo desse seguro tem uma taxa de 8% sobre o valor do aluguel mensal pelo período do contrato.
Assim como os outros seguros, como os de carros ou casas, o Fiança Locatícia é uma modalidade para trazer mais tranquilidade e segurança para quem o contrata. A diferença entre este seguro e os demais é que, neste caso, o que é assegurado é o pagamento dos aluguéis por parte do inquilino. Ou seja, em caso de uma eventual inadimplência, a seguradora é responsável por cobrir esse pagamento ao locador.
Porém, o Fiança cobre muito mais do que o aluguel, existem inúmeras vantagens que somam ao custo-benefício do produto, como pagamento em até 60x sem juros (de acordo com o período do contrato), serviços emergenciais de chaveiro, hidráulica e elétrica, assinatura eletrônica para imobiliárias cadastradas, garantia de renovação, ação de despejo por conta da seguradora, entre muitos outros benefícios.
O que são outras garantias de locação?
Além do Seguro Fiança Locatícia, algumas outras opções surgiram no mercado a fim de substituir o fiador. Esses produtos, diferentemente do Seguro, não trazem vantagens que agregam ao custo-benefício, como por exemplo a desvantagem de não ter ação de despejo incluída, ou seja, o despejo fica por conta do próprio proprietário. Além disso, essas outras garantias também cobram a taxa de 8% sobre o valor do aluguel, assim como o produto Essencial do Seguro Fiança, mencionado anteriormente.
Mas então, como um produto sem vantagens conseguiu entrar e competir no mercado? Bom, essas outras garantias normalmente exigem menos burocracia e é nisto que elas ganham espaço para competir. Mas, nem sempre aquilo que é mais fácil é melhor, afinal a burocracia serve, justamente, para entregar um produto mais completo e vantajoso para cada caso.
Sendo assim, a dica que a Nova Feabri tem para dar às imobiliárias, inquilinos e proprietários é colocar o que é essencial na balança antes de contratar uma garantia na hora de alugar um imóvel, se é o custo-benefício ou a simplicidade!