- 9 de março de 2023
- Postado por: Pedro Cortopassi
- Categorias: Qualidade de vida, Seguro Saúde e Odonto
A MEI (Microempreendedor Individual) pode contratar um plano de saúde. Podendo contratar tanto para si próprio quanto para seus funcionários, caso possua.
Pode-se contratar planos de saúde de forma individual ou empresarial, dependendo da necessidade do MEI. Caso o empreendedor possua mais de um funcionário, ele pode optar por um plano de saúde empresarial. Desse modo, ele recebe a oferta de preços mais acessíveis e melhores condições de cobertura.
É importante ressaltar que, ao contratar um plano de saúde, é necessário se atentar às condições oferecidas pela operadora. Bem como aos custos envolvidos, para avaliar se o investimento é viável para o MEI. Além disso, é importante verificar se a operadora de saúde possui registro na Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS), que regulamenta o setor de planos de saúde no país.
Existem vários tipos de planos de saúde disponíveis no mercado. Eles variam de acordo com a cobertura oferecida e o tipo de atendimento prestado. Alguns dos principais tipos de planos de saúde são:
Plano de Saúde Individual ou Familiar
É um plano contratado por uma única pessoa ou por um grupo familiar para cobertura de consultas, exames, internações e outros procedimentos médicos.
Plano de saúde coletivo
Plano contratado por uma empresa ou entidade de classe para seus funcionários ou associados, respectivamente.
Plano de saúde empresarial
Uma empresa contrata para seus colaboradores.
Plano de saúde por adesão:
É um plano contratado por pessoas que fazem parte de uma associação profissional ou sindical. Podendo ser advogados, médicos, dentistas, entre outros.
Plano de saúde hospitalar
Esse plano oferece cobertura apenas para internações hospitalares e procedimentos cirúrgicos.
Plano de saúde ambulatorial
Oferece cobertura para consultas e exames. Mas não inclui internações hospitalares.
Plano de saúde odontológico
É um plano que oferece cobertura para consultas e procedimentos odontológicos.
Plano de saúde com coparticipação
Nele, o usuário paga uma parte do valor de cada procedimento realizado.
Plano de saúde com franquia
É um plano em que o usuário paga um valor fixo anual, que é descontado dos valores dos procedimentos realizados ao longo do ano.