Como organizar sua Vida Pessoal e Profissional por meio da inteligência emocional

Como-organizar-sua-Vida-Pessoal-e-Profissional-por-meio-da-inteligência-emocional
Nova Feabri

Desorganização é, sem dúvida, um dos impasses para a produtividade, afinal ela nos tira do foco e gera um desgaste de energia desnecessária, além da perda de tempo. A organização é primordial para uma boa qualidade de vida, então vamos te dar algumas dicas para começar a organizar melhor o que está em desordem!

Em primeiro lugar, saiba que não é necessário fazer tudo de uma vez, afinal a desorganização levou um tempo para ser instalada, sendo assim, não é de uma hora para outra que isso vai mudar. É preciso ir com calma, pois tudo tem seu tempo. Especialistas afirmam que são necessários aproximadamente 21 dias para que possamos realmente incorporar um hábito em nossa rotina, então a dica é dar um passo de cada vez.  Então não tenha pressa e comemore cada pequena vitória em sua jornada para organizar a vida.

Comece organizando coisas simples, como o seu armário, e para isso, seja prático. Desfaça-se das peças que você não usa há mais de seis meses e abra espaço para coisas novas; arrume as gavetas do banheiro, a maquiagem e os produtos de higiene pessoal; limpe seus sapatos e retire a sujeira, tornando o ambiente mais limpo.

Em seguida, passe a organizar os outros ambientes da casa e da sua vida, como manter o seu carro e ter um quadro de avisos em casa ou bloco de notas na bolsa onde você pode escrever lembretes e listas de compra, por exemplo. É importante escolher um dia da semana para cada atividade doméstica, como faxina e lavar roupas, e fazer uma lista de tarefas pendentes dividindo-as entre urgentes e importantes. Estabeleça a prioridade de cada uma, determine uma data de conclusão e nunca largue uma atividade pela metade.

Também vale lembrar que a organização dos arquivos no seu computador é importante para manter a vida em ordem, afinal pastas e documentos online passaram a fazer parte do nosso dia a dia e, para muitos profissionais, é nisso que se resume todo o trabalho. Por tanto, separe seus documentos pessoais dos demais em pastas específicas para cada assunto.

Para organizar a vida profissional não tem segredo. Tenha na sua mesa sempre só o essencial e, nas gavetas, tenha só o que é útil. Jogue fora o que há tempos não tem finalidade. Além disso, fazer anotações e centralizar todos os recados e notas que estão dispersos em agendas ou blocos é extremamente necessário.

Mas não se esqueça de que a vida só está totalmente organizada se suas emoções também estiverem. Estar com as emoções organizadas é fundamental para encontrar equilíbrio e ter uma vida mais produtiva. Por tanto, guarde sempre um momento na sua agenda para cuidar de si fazendo algo que goste e que te dê uma pausa na correria diária.