Como viajar com segurança durante a Pandemia

Como-viajar-com-seguranca-durante-a-Pandemia
Pedro Cortopassi

Certamente 2020 não será um ano com muitas lembranças de viagens e passeios, afinal a situação trazida pela pandemia dificulta essa prática principalmente quando falamos em turismo para o exterior.

Segundo especialistas, enquanto a pandemia não melhorar, o turista terá preferência em viajar para locais próximos de carro com familiares ou com amigos próximos que também estão cumprindo o isolamento. Além disso, a hospedagem também tende a mudar, agora o que será mais procurado pelos turistas serão espaços com hotéis, boutique, chalés e casas de aluguel por temporada particulares, onde o contato com o outro é mínimo.

Para isso, uma das opções será a locação de chalés afastados, onde não há contato com ninguém. Esses locais oferecem uma estrutura completa em que os visitantes podem fazer a própria comida e realizar as arrumações. Opções como essa são perfeitas para segurança e exclusividade, além de ter uma conexão com natureza e serem um refúgio para essa vida caótica nos tempos de hoje.

A previsão é de que os turistas não esperem muito para retomar o hábito de viajar. Um levantamento feito pela plataforma Melhores Destinos, por exemplo, mostra que 65,3% das 5 mil pessoas entrevistadas pretendem viajar ainda no próximo semestre.

Na opinião da médica infectologista, Ana Helena Germoglio, para viajar com segurança e consciência tranquila nos próximos meses, será preciso observar alguns critérios, como escolher estabelecimentos que tenham condições de receber os turistas com conforto e protocolos de biossegurança e até mesmo em locais que possuam estrutura hospitalar adequada para lidar com o vírus.

É inevitável afirmar que o receio de viajar vai existir por um bom tempo ainda, mas vale lembrar que existem formas de garantir uma viagem tranquila evitando doenças e outros problemas. Em aeroportos e rodoviárias é comum existir um fluxo muito grande de pessoas de vários lugares e nacionalidades, por isso tomar os devidos cuidado é imprescindível, como por exemplo manter sempre as mãos limpas e utilizar o álcool 70% para higienização. Além disso, durante a pandemia, os voos e ônibus que não pararam de realizar seus trajetos optaram por dar uma distância maior entre os passageiros. Sendo assim, é preferível escolher os assentos mais afastados ou próximos de janelas para uma ventilação melhor, no caso de ônibus.

Mesmo com os devidos cuidados, imprevistos podem acontecer nas viagens e a melhor forma de se tranquilizar e estar seguro é contratar o Seguro de Viagem. As seguradoras oferecem coberturas para gastos médicos de emergência, cobre casos de extravio de bagagem, atrasos longos ou cancelamento de voos e outros problemas.

Mais do que nunca, o Seguro de Viagem se tornou algo quase que essencial para viajar com tranquilidade e segurança. E, quando combinado com as devidas precauções e cuidados, adequa sua viagem para ser feita da melhor maneira durante a pandemia.