É possível manter a Saúde Financeira durante a pandemia?
Com a recomendação de isolamento domiciliar, muitas empresas tiveram que suspender as atividades presenciais e trabalhar em ‘home office’ – na medida do possível, claro! E, por essa razão, a gestão financeira se tornou uma realidade necessária.
Em tempos de pandemia, temos que nos preocupar em preservar nossa saúde e, ao mesmo tempo, pensar em nosso bolso também. É quase certo que uma situação como a que estamos vivendo trará impactos em nossa vida financeira e a recomendação é sermos o mais controlados em relação a gastos possível.
De forma menos danosa, existem algumas medidas preventivas que podem ser tomadas antes do problema se instalar e outras que são voltadas ao período de turbulência em que estamos passando. A primeira e mais relevante diz respeito à geração de uma reserva de emergência, que poderá ajudar em casos de desemprego garantindo pelo menos seis meses do salário.
Além da reserva de emergência, a prática de fazer seguro para assuntos essenciais das nossas vidas é muito importante, existem seguros para empreendedores visando compensar a queda dos negócios. O seguro de vida, por exemplo, que é um apoio para o futuro em caso de óbito ou invalidez. Também tem o seguro saúde, que pode garantir um atendimento médico mais adequado e com maior rapidez num momento onde muitas pessoas procuram a rede de saúde ao mesmo tempo.
Mas, a dica mais importante para passar por esse momento de isolamento e pandemia é ter serenidade, estar pronto para ajudar o próximo e se preservar o máximo possível. Promova sempre o espírito coletivo, a empatia e a solidariedade!