- 21 de janeiro de 2022
- Postado por: Pedro Cortopassi
- Categorias: Dicas e Informação, Seguro Auto
Mais um ano se inicia e com ele, começa um novo ciclo de pagamento de impostos. Um deles é o imposto de Propriedade de Veículos Automotores (IPVA).
A elaboração do calendário e condições de pagamento já foi anunciado e é de responsabilidade de cada estado. O valor está caro este ano, mas algumas regiões já divulgaram descontos e facilidades no pagamento do imposto, por exemplo:
De acordo com o calendário do Estado de São Paulo e do Rio de Janeiro, está sexta-feira (21) se encerra o prazo para o pagamento à vista com desconto de 9% para os veículos com final de placa 0. Já em Minas Gerais, diferente do Rio de Janeiro e São Paulo, o proprietário poderá optar por pagar a cota única, com desconto de 3% até março.
A grande novidade deste ano é o parcelamento em seis vezes, pois até 2021 era disponibilizado no máximo em três vezes. Além da ampliação do parcelamento, o contribuinte também tem desconto nas três primeiras parcelas.
Você sabe como é calculado o IPVA?
Conforme o site da UOL, o mais comum é que, para o veículo usado, a base de cálculo do imposto seja o preço médio praticado no mercado no final do exercício anterior ao da cobrança.
Os valores são pesquisados em publicações especializadas e, subsidiariamente, na rede revendedora. A cotação pode ser realizada pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Tabela Fipe).
Se você acabou de adquirir um carro zero, ele tem como referência o valor da nota fiscal.
Há alguns veículos que são considerados isentos, imunes ou dispensados do pagamento. Veja abaixo a lista:
- Pessoas com deficiência;
- Taxistas;
- Igrejas;
- Entidades sem fins lucrativos;
- Veículos oficiais;
- Ônibus/micro-ônibus urbanos;
- Veículos com mais de 20 anos de fabricação.
Se interessou por este artigo e quer saber mais dos nossos conteúdos? Então acesse nosso blog e conheça!