Prevenção de incêndios causados por danos elétricos

mulher-desparafusar-lâmpada
Pedro Cortopassi

Entre as principais causas de incêndios ocorrentes, danos elétricos é uma das que mais se destacam. Segundo a Abracopel (Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade), no período entre os anos de 2013 e 2016 foram 1394 incêndios causados por curto-circuito. Porém, a associação aponta que esse número é apenas o cadastrado e que a quantidade real de incêndios neste período pode ter uma variação de até três vezes maior. 

Por isso, aqui vão algumas dicas para evitar esse tipo de situação:

1- Sempre verifique a voltagem do aparelho antes de colocá-lo na tomada;

2- Evite aparelhos que gerem calor, como aquecedor, perto de cortinas, camas e outros objetos inflamáveis;

3- Não coloque muitos aparelhos ligados à mesma tomada, pois assim ela pode superaquecer, o que gera um grande risco. O certo é instalar novas tomadas no local. 

4- Não submeter os cabos a uma grande pressão, como colocar objetos pesados em cima ou até mesmo colocá-los contra a parede, pois isso pode causar um curto-circuito e situações mais graves decorrentes a isso. 

5- Evite consertar seus equipamentos sozinho, o certo é chamar um técnico para fazer isso. Por isso é sempre indicado contar um seguro residencial, que têm assistências, que inclui danos elétricos. 

6- Fique sempre de olho nas instalações elétricas e, quando necessário, faça a manutenção com um profissional. 

7- Quando for fazer uma manutenção elétrica, desligue o disjuntor. 

8- Evite cabos dobrados e conectados na energia, pois assim eles podem superaquecer e causar prejuízos elétricos.

A dica mais importante é estar sempre atento a todos esses fatores listados e caso você tenha dúvidas sobre o que o seguro residencial cobre de danos elétricos, fale com a gente. Ficaremos felizes em te ajudar!