Roubo de carros: a cada 1 minuto um carro é roubado no Brasil

Roubo-de-carros-a-cada-1-minuto-um-carro-é-roubado-no-Brasil
Pedro Cortopassi

Este será um texto curto, porém, enquanto você estiver lendo, ao menos um carro será roubado no Brasil! 

Segundo dados da Secretaria Nacional de Segurança Pública, nos primeiros três meses de 2020, os roubos e furtos de automóveis somaram 97.767, valor que representa 73,6% do total de crimes ocorridos no mesmo período. E, mesmo com a pandemia e a tendência de ter menos circulação de veículos nas ruas, os números de roubo e furto no Brasil não diminuíram, sendo o segundo o mais recorrente!

Entre 2015 e 2019, a média anual de carros roubados foi de 523.000, isso significa que tem um roubo de carro por minuto, aproximadamente. Os números variam entre os estados, sendo os três primeiros o Paraná, Rio de Janeiro e São Paulo; e os três últimos, o Pará, o Maranhão e a Paraíba. 

Os brasileiros utilizam diversos métodos para se proteger de situações do tipo. Desde escolher seguros de carros com amplas coberturas e usar sistemas de rastreamento veicular até tomar extremos cuidados na hora de dirigir pelas zonas perigosas, não frear nas zonas muito tranquilas ou estacionar o carro em locais lotados e bem iluminados para evitar situações que ponham em risco a segurança dos seus carros e das suas próprias vidas.

 

Diferença entre roubo e furto

Apesar de que em ambas modalidades atacam a propriedade de terceiros, nos roubos se faz uso da violência ou da intimidação, e nos furtos não. Ou seja, roubo é quando a vítima está presente durante a ação e está ciente de que o seu veículo está sendo roubado. Já o furto é quando o proprietário do veículo não vê o ato. 

Muitas vezes, no roubo, há o contato entre o agressor e a vítima, por isso ele é considerado um crime mais grave que o furto mesmo quando não há violência entre os envolvidos. Porém, vale ressaltar que os dois estão inclusos na cobertura básica de qualquer seguro de automóvel! 

Exemplo de roubo: um motorista está estacionando o carro e alguém o aborda fazendo uso de um objeto obrigando-o a entregar o veículo.

Exemplo de furto: alguém estaciona o carro na rua, entra em um estabelecimento, assim, não enxerga a rua nem o lugar onde estacionará e, ao voltar, não encontra seu veículo.