- 22 de fevereiro de 2022
- Postado por: Pedro Cortopassi
- Categoria: Sem categoria
Mesmo sem festas e grandes comemorações por conta da pandemia causada pela Covid19, o Carnaval ainda será um ponto facultativo no calendário de 2022 e cairá no dia 01 de março, podendo, assim, ser um feriado prolongado.
Para muitas pessoas, o feriado pode não fazer sentido sem festas, mas apesar do ano atípico, o carnaval é uma data muito importante para o calendário e para a história brasileira.
A origem da comemoração é muito antiga e é datada desde antes de Cristo, porém, no Brasil, ela teve sua ascensão dentro do cristianismo. Trazido pelos portugueses, o Carnaval antecedia o período da Quaresma e consistia numa grande brincadeira de jogar farinha e ovos uns nos outros, que mais tarde foi misturada com as práticas da cultura africana dando início ao Carnaval como o conhecemos no Brasil.
A mistura entre as tradições portuguesas e africanas deu origem às marchinhas de Carnaval, tendo sido “Ó abre alas”, escrita em 1889 pela compositora carioca Chiquinha Gonzaga, a primeira composição. Em seguida surgiu o samba, o choro e inúmeros outros ritmos e práticas que movem essa festa no Brasil até os dias de hoje.
Além das músicas, o hábito de se fantasiar nesse feriado também não é de hoje, o Carnaval sempre foi uma época em que as pessoas podiam esconder ou trocar suas identidades e, assim, aproveitar livre de julgamentos.
O Carnaval faz parte da história e da cultura brasileira sendo comemorado com grandes festas ou em casa ouvindo um bom samba, por tanto cuide-se e aproveite esse feriado com segurança, afinal ele não precisa ser grandioso para ser celebrado!
Se interessou e quer ler mais alguns de nossos artigos? Clique aqui e conheça mais do nosso blog.