Consórcio tem juros? Sua próxima conquista perto de você!

O consórcio permite a você conquistar diversos tipos de bens e serviços, em prazos flexíveis e valores acessíveis – mas será que é verdade essa promessa de que ele é “sem juros” mesmo? Confira.

Consórcio tem juros? Essa é uma dúvida bastante comum a muita gente que está pesquisando as melhores opções para a compra da casa própria, do carro, moto… Opções de consórcio não faltam – até cirurgias plásticas e pacotes de viagem podem ser adquiridos hoje por essa opção.

Mas será que essa é realmente uma forma vantajosa de se adquirir um bem, quando comparada aos financiamentos tradicionais? Entenda melhor abaixo:

O que é um consórcio?

Um consórcio é uma modalidade de crédito na qual um grupo de pessoas, físicas ou jurídicas, se une com o propósito de adquirir bens ou serviços por meio de contribuições mensais.

Nessa forma de investimento, os participantes – chamados de consorciados – realizam pagamentos regulares que são agrupados em um fundo comum.

Esse fundo é então utilizado para contemplar os consorciados com o bem ou serviço desejado, utilizando sorteios ou lances, conforme as condições estabelecidas no contrato de consórcio.

O diferencial do consórcio é que ele proporciona uma alternativa para a aquisição planejada e acessível de bens, sem a necessidade de pagar juros, como nos financiamentos tradicionais.

Como funciona um consórcio?

Imagine um consórcio de automóveis com 100 participantes. Cada participante concorda em contribuir com uma quantia fixa por mês de, digamos, R$ 500. Esses pagamentos mensais formam um fundo comum de R$ 50.000 por mês.

Todo mês, um ou mais participantes são contemplados através de um cronograma estabelecido pelo consórcio, que ocorre de duas maneiras:

Sorteio: mensalmente, um ou mais participantes são sorteados aleatoriamente para receberem o crédito para a compra do automóvel através de assembleias. Todos os consorciados têm chances iguais de serem contemplados.

Lance: os participantes também podem oferecer lances em cada assembleia. O participante que oferecer o lance mais alto é contemplado naquele mês. Caso haja empate nos lances, o desempate pode ser feito por sorteio.

A cada contemplação, os pagamentos mensais continuam sendo feitos por todos os participantes restantes até que todos tenham sido contemplados ou até o término do prazo estabelecido no contrato de consórcio.

Consórcio tem juros?

Não, os consórcios não têm juros. Isso porque eles funcionam com base em um sistema de auto financiamento coletivo, no qual os participantes contribuem com pagamentos mensais que formam um fundo comum utilizado para a contemplação dos consorciados.

No entanto, é importante observar que as administradoras de consórcio cobram uma taxa administrativa, que é destinada à gestão do consórcio e à remuneração dos serviços prestados.

Essa taxa é diluída nas parcelas mensais pagas pelos participantes ao longo do período do consórcio. Além disso, é possível que a administradora inclua em contrato algum tipo de correção monetária, conforme você veremos a seguir.



Deixe uma resposta