Dia Internacional das Mulheres

Estamos em março e, nesse mês, é comemorado o Dia Internacional da Mulher. Você sabe o porquê?

Bom, tudo começou quando 15 mil mulheres saíram às ruas de Nova Iorque, em 1908, para exigir os mesmos direitos que os homens, bem como melhores condições de trabalho. Enquanto isso, na Rússia, em 1917, mais de 80 mil mulheres se uniram para reivindicar as más condições de trabalho. Além de lutar contra a fome, a favor do direito ao voto e a participação do país na Primeira Guerra Mundial. Dessa forma, em 1975, a ONU (Organização Mundial das Nações Unidas) oficializou o dia 8 de março como o data mundial para celebrar a equidade feminina.

A cor que representa essa data é o roxo por significar justiça e dignidade.

Dentro desse tema se fala muito em igualdade e equidade, mas você sabe a diferença entre essas duas palavras?

Equidade

De acordo com o dicionário, equidade é uma virtude de quem ou do que manifesta senso de justiça e igualdade de direitos. Ou seja, equidade significa das às pessoas o que elas precisam para desfrutar dos mesmos direitos e acesso às mesmas oportunidades. Sendo assim, este é o lema que carrega o Dia Internacional das Mulheres: equidade.

Igualdade

No dicionário, igualdade é o fato de não se apresentar diferença de qualidade ou valor. Ou seja, igualdade é a ausência da diferença. A principal diferença entre este conceito e o de equidade é no que diz respeito ao contexto.

Enquanto a igualdade se baseia no princípio de que todos somos iguais e devemos ser regidos pelas mesmas regras, a equidade reconhece que não somos todos iguais e que é preciso ajustar esse “desequilíbrio”. Dessa forma, cria-se leis que coloquem as pessoas num mesmo patamar de direitos.

Imagine uma corrida em que cada um está em um lugar na largada, uns mais atrás e outros mais na frente. Partindo do princípio de igualdade, todos nessa corrida são iguais e podem ganhar. A equidade serve para que todos tenham o direito de ficarem no mesmo lugar na largada, para que não haja diferença.



Deixe uma resposta